29/03/2015

[TUTORIAL] Como personalizar a capa do seu caderno! +Meus cadernos

Noragami_by_farhangfx-d7ic64z

   YO! Tudo bem? Eu estou ótima, realmente, eu sempre digo que minha vida tá ótima, claro que não tá aquela perfeição do jeitinho que eu quero, mas ela tá boa, sem problema algum, nada. Só to um pouco preocupada na questão do que fazer futuramente, eu não sei o que eu quero ser quando crescer, e isso me incomoda um pouco, porque até ano que vem já tenho que ter algo em mente, mas eu realmente não sei o que eu quero D:

 Bem, eu quero tirar uma dúvida com vocês agora, como que meu blog fica no notebook/computador de vocês?! No meu antigo computador, meu blog fica FEIO PRA CHUCHU /* jurava que chuchu se escrevia com x kkkkkk*/ tipo meio bugada as cores sabe? Fica tipo florescente elas o.O'...aí as cores tão clarinhas? Por favor, respondam T-T.

  Mas então, hoje eu trouxe um tutorial! De como fazer seus próprios cadernos personalizados, já que fazia um tempinho que eu pretendia trazer! Quero poder retirar dúvidas de vocês e etc, porque eu sei como é ter elas, tive várias e acho que vocês terão as mesmas também! Vamos lá?

  •    Materiais!

-Duas imagens imprimidas para Capa e Contra Capa.
-Contact de rolo (ou seja, você compra aqueles rolinhos sabe? Escolhendo por metro/centímetro).
-Cola bastão. 
-Tesoura.
-Régua (talvez). 
-Caderno de preferência liso (sem muito desenho).

❖O que é Contact?: É um tipo de plástico adesivo, então, para colar ele na capa, não é necessário de cola, já que o próprio já vem especialmente para isso.

❖Só quero avisar que para fazer esse estilo de capa, NÃO foi retirada a espiral, ou seja, o canto esquerdo do caderno, onde se encontra os furinhos com a espiral, a capa não foi colada ali.


  • 1º passo: Tamanho das imagens.

   Primeiramente, você certamente terá que ter as imagens para Capa e Contra Capa. Recomendo que para personalizar algum tamanho da imagem que você escolheu, baixe o Photoscape, não é realmente necessário, mas facilita muito se quiser ver se um tal tamanho ficaria bom. E outra, se quiser ver se a imagem ficaria boa em um tamanho mais grande, abra ela e dê zoom, vendo se ficaria tremida ou não (ou abra ela no World e estique-a).

➟Lembrando que, se o tamanho da sua imagem, for por exemplo, 500px por 700px, quando der zoom nela no programa á qual abre a imagem, poderá ficar com uns "ruídos", ou seja, um pouco tremida. Mas isso pode ser arrumado se personalizar o tamanho dela, trocando por um maior como 1000px por 2000px (só que, em alguns casos não mudará muita coisa por conta da qualidade da imagem). Então por isso recomendo o Photoscape, pois dependendo da foto que você escolher, mesmo sendo de um tamanho não muito grande, poderá ficar boa sim, aumentando seu tamanho. 

    O tamanho para altura que eu usei, foi 3508px, e sobre a largura, eu não usei apenas um tamanho para todas as minhas imagens, no Photoscape peguei e fui no "Redimensionar tamanho" e usei a opção de "Preserve o aspecto de proporção", ou seja, se eu mudasse a altura, iria personalizar automaticamente a largura, para poder ficar proporcional [recomendo muito isso].

 *Cliquem na imagem para ir no tamanho real.

  • 2º Passo: Como imprimir, e que em formato. 
 
     Depois de salvar suas imagens em algum pendrive, vá até um lugar onde possa imprimi-las, algum local especialmente para isso. Chegue lá e peça para imprimir umas imagens que tem em seu pendrive para fazer capa de caderno, no tamanho A4. Onde eu fui, a mulher fez a primeira impressão como um teste, se desse certo e eu gostasse, levaria aquela, mas se não ficasse como eu queria, a mulher fazia outra sem incomodo nenhum (sem precisar pagar por essa). Eu primeiramente pedi que imprimisse em "Folha Couché Adesiva", ou seja, aquelas que são impressas como um adesivo, que depois retira o papel e cola na capa, bom, aqui onde eu moro, custaria 6 REAIS...daí a mulher disse que seria mais vantajoso então eu imprimir normalmente (não lembro o preço), e depois colocar o Contact por cima (para deixar mais bonito, e ainda por cima, não ter risco de sua imagem ser molhada e etc).

     Assim fiz, e não me arrependi. Realmente a impressão saiu bonita, sem qualquer marca, ou seja, a imagem saiu lisinha. Mas, já que é A4, não sendo exatamente o tamanho de uma capa de caderno (sendo maior ainda), venho ao redor do desenho, margens brancas, como a seguir: 



  • 3º Passo: Como colar a imagem na capa

    Como dará para notar, a folha A4 não é totalmente o tamanho certo de uma capa de caderno, ou seja, você terá que dobrar uns lados para dentro do caderno e, se quiser, recortar uma parte do contorno branco.

➟ Assim, eu apenas recortei o lado branco esquerdo, pois este não teria como dobrar para dentro do caderno (já que ao lado estaria a espiral), então achei que ficaria mais bonito, recortando-o para deixar todos os lados combinado. Fica bem mais fácil dobrar as partes em brancas pra dentro, do que recortar tendo perigo de ficar torto.

➟ MAS CLARO, que isso não é tão necessário assim, isso depende do gosto de cada um. Se achar que ficará legal com a bordinha branca no lado esquerdo, deixe.

    Depois de ter feito o recorte, pegue a cola bastão e passe-a por toda a capa do caderno (menos na parte da espiral /*óbvio kkkkkk*/), mas cuide viu? Para por exemplo, não amassar a imagem enquanto dobra, ou deixar "bolhas" de ar na capa.


    Essas partes em branco, lembre-se, dobre para DENTRO. MAS, cuide para que não fique torto ou se vai acabar cortando algum personagem, ou alguma letra da capa. 

  • Como colocar o Contact
 
   Quando você tiver o Contact de rolo nas mãos, pegue-o e recorte o tamanho certo para sua capa (isso vai ser bem chatinho), trasse uma linha com a régua para marcar o tamanho certo e depois passar a tesoura e não ter perigo de sair tão toro ou com o tamanho errado. Ah, e recorte um tamanho um pouco maior do que o certo, para poder dobrar uns lados para dentro do caderno.

    Feito isso, coloque o Contact ainda com o adesivo em cima da capa, para ver direito como dobrar e etc. E depois tendo uma ideia dos tamanhos dos lados que terá que dobrar, retire o adesivo e cole na capa do caderno. Mas faça isso aos pouquinhos, cuidando para não ficar bolhas de ar ou deixar torto. Recomendo que conforme vai colando o adesivo, vá passando sua mão por cima para deixar reto sem bolhas. Dá medo nas primeiras vezes, mas depois você se acostuma. Ah e outra coisa, nem dá pra notar muito que tem um plástico por cima da capa. Parece algo normal como os outros cadernos.

  • DICAS!
  1. Faça isso de cabelo amarrado, para não ter perigo de cair cabelo na cola do contact e assim, acabar grudando ele junto no caderno. 
  2. Use COLA BASTÃO, já que a cola normal pode umedecer o papel, mas cuide para ela não formar bolinhas na hora de passar na capa, refaça a ação novamente caso isso acontecer.
  3. Caso quando você ter colado o Contact, ter se formado as bolhas, retire com calma, pra mim ocorreu isso, então tirei umas quantas vezes e botei de volta, mas não saiu a tinta e nem rasgou.
  4. Em sua imagem, evite colocar alguma escrita perto das bordas dos lados, se não, como irá sobrar uma parte, terá que ser posto para o lado de dentro do caderno. 
  5. Tente não comprar cadernos com muitos desenhos coloridos, eu comprei uns assim, e não deu pra ver em imagens muito escuras, mas quando era uma clarinha, já dava para visualizar um pouco, mas não sei se isso interfere tanto. Então, se você já comprou um caderno todo colorido, não se preocupe muito com isso.

  • Meus cadernos! 

Frente/trás
Animes: Noragami e Hiiro no Kakera. (reparem na bordinha ali na espiral, tirar a espiral pra por a capa ia dar muito trabalho, então optei por deixar assim mesmo)

Frente/Trás
Grupo coreano: EXO. 

E aí, o que acharam dos meus cadernos? Eu particularmente gostei deles, principalmente os do EXO. No início eu estranhei aquela bordinha na espiral, mas depois acabei me acostumando e gostei u3u.

Bem, tutorial termina por aqui! u3u Espero que tenham gostado dele e qualquer dúvida, pergunte nos comentários! Talvez nem todas eu saiba responder, mas tentarei ajudá-los! Ah e novamente voltando ao assunto dos PREÇOS, ao total, deu uns 24 reais se não me engano (tirando o valor dos cadernos), e acho que o valor da impressão era 2,50.

Enfim, beijos á todos e até a próxima *^*
E gente, sinto que to me esquecendo de por alguma observação nessa postagem '-'
To esquecendo de alguma coisa...



19 comentários:

  1. Gostei! Quando eu estava no ensino médio, eu personalizei a capa do meu caderno de desenho do jeitinho que você passou nesse tutorial (usei imagens de Naruto na capa e Bleach na contra capa). É sempre menos frustrante do que ficar procurando por lojas as coisas que você quer e não encontrar (na época que eu encapei meu caderno, Naruto ainda não era modinha, então era difícil encontrar coisas dele #velha)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, Naruto *^* <3, eu até pensei em fazer um caderno dele, mas eu queria algo mais direfente sabe? Já que hoje todo mundo sabe o que é, assiste ou sei lá o que. Bem menos frustrante KKK, mesmo que seja meio difícil no início, achei legal fazer os cadernos KKK, ah sem contar que nem sempre os cadernos de animes em lojas são bonitinho né? e-e ~~Hoje coisas de Naruto se encontra fácil fácil KKKKK

      Bye!

      Excluir
  2. ~Yeey Nanda-Chan :3
    Amei o tutorial,vou tentar fazer isso com meus cadernos...tentar,porque sou ruim com coisas que envolvam cola e tesoura Ç.Ç...Tu és fã de Exo irmã?Acho que...te amo *-*

    ~Kissus :3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí Biraka-Chan!
      Fico super feliz que tenha gostado dele! E espero que tenha entendido minhas explicações, porque sério, eu mesma tive que ler e refazer várias porque tava confuso KKKK. Ah, eu também sou, aliás, sou muito desastrada no geral, mas sei lá, soube me virar sozinha de boas KKKKKK e-e.

      Ah e sou sim *^* ~~MOÇA ME ABRACE *-* É TÃO BOM ACHAR GENTE NA BLOGOSFERA QUE CURTE ELES TAMBÉM OPSKSOPK

      Beijos! E até a próxima!

      Excluir
  3. Olá Nanda! Estou ótima e você?
    Eu simplesmente A-M-O esses tutoriais de personalização de caderno! Eu sempre quis personalizar o meu, mas como eu não tenho tempo, comprei eles personalizados já ;-; Mesmo assim, tutorial divino, parabéns! Seus cadernos são lindos! AHHHHHH EXO <33
    Beijos~~!
    c-oloredcotton

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hello >.<, estou ótima também! SOPKS
      Ah, também KKKKK, mas nem sempre tenho paciência pra ver esse tipo de tutorial KKK. Ah, os meus eu fiz nas férias mesmo, onde eu tinha tempo de sobra KKKK. Eu também TALVEZ compraria personalizado se na minha cidade tivesse do estilo que eu queria KKKKK. Obrigada Tori!

      Muito obrigada SOKSPO <3 ~~Você curte EXO também moça?? Bate aqui O/!! KKK

      Beijos!

      Excluir
  4. Que cadernos mais diwos *uu* Fiz uma capa para o meu caderno de artes esse ano ( e foi de hp ♥.♥ ) e fiz bem nesse estilo mesmo. Acho legal essa coisa de nós mesmas fazermos nossos cadernos, porque custa menos e ainda podemos deixar do jeitinho que queremos.
    Adorei o post e o blog
    Kissus
    http://ptrasdeumsorriso.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada POKSPOSK *^*~~ ♥ Mostra um dia desses moças!!! Também acho, ainda mais que algo artesanal é bem bonito também, é uma coisa que você pode se orgulhar em ter feito OKSOPSK, e realmente, custa mais barato do que tentar comprar numa loja virtual ou não, pois geralmente gustaria uns 16 á 20 e poucos reais...enquanto fazer teu próprio caderno, tudo pode pegar um de 5 reais mesmo KKKKKKKKKK

      Fico feliz que tenha gostado! *-*
      Beijos <3

      Excluir
  5. Lembro que no ano retrasado eu fiz a capa do meu caderno com diversas colagens, desde fotos de bandas à fotos de animes <3 Antes de comprar meu material eu estava pensando em fazer a mesma coisa nesse ano, porém achei cadernos do Estranho Mundo de Jack numa papelaria. Quase surtei <3

    Enfim, ótimo tutorial! ^^

    Kissus de menta ♥ ~ alcoolize.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, eu sei como que fica! Eu até pensei em fazer nesse estilo, e-e mas não sou muito boa com colagens KKKKKK T-T. Se eu achasse também cadernos com temas que eu gosto, teria comprado também KKKKK, eu acho, tudo depende u3u. OPSKSK imagino!

      Obrigada! *-*
      Beijos moça!

      Excluir
  6. Ha, meus cadernos também foram personalizados! Só desse ano que eu deixei original, porque era do Pequeno Príncipe, eu não podia colar nada por cima né *-*
    Eu queria o Johnny Depp, mas deixa pro ano que vem.
    HEY, NÃO TE ACHEI NO FACE ;3;
    me add lá, Alice Gouveia Pereira, você vai reconhecer minha foto. Beijinhos!
    Alice's Kingdom

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mostra um dia desses pra mim *OO*, adoro ver cadernos personalizados!
      Aé, mas eu também deixaria a original se fosse de algum anime ou grupo que eu gostasse >.<
      Johnny Depp! Seria um tema diferente hein <33
      NÃO ME ACHOU? COMO ASSIM??
      Adiciono então OPKSPOSK, já mandei convite u3u e reconheci sim sua foto KKKK.

      Beijinhos e até a próxima!

      Excluir
  7. Nandaaaa! Cheguei tarde, masok hahshaush... Vou encapar meus cadernos pro ano que vem, será que você poderia me mandar as imagens que usou pra fazer os do EXO?

    ResponderExcluir
  8. Oi, oi Nanda! Como vai?
    Amo personalização de cadernos, seus cadernos ficaram lindos e adorei o jeito que você ensinou, parabéns! ♥

    c o l o r e d c o t t o n

    ResponderExcluir
  9. Me envia essas fotos do caderno do exo? Pfvr

    ResponderExcluir
  10. Me envia essas fotos do caderno do exo? Pfvr

    ResponderExcluir