22/03/2015

[JAPÃO] Etiquetas japonesas!


   E aí amores, tudo bom? Comigo está ótimo! Muito ótimo, por que? EXO, meu grupo favorito de K-pop agora tá lançando teasers (trailers) do Comeback, de cada membro, só que tá tipo MUITO LOUCO, porque até OVINI'S as teorias tão envolvendo isso aí KKK, outra hora eu explico, porque é MUITA COISA pra falar, sério. Comeback desse ano tá relacionado com outras músicas deles pelo que parece, como se eles tivessem uma história por de trás, e nesse ano, acho que eles vão mostrar mais isso, o que ocorreu e etc, ainda mais que é teoria atrás da outra...só sei que tá tudo incrível. E outra coisa, que no site do EXO, agora para acessar as fotos dos teasers, você precisa colocar uma "senha" e para isso, foi criado um twitter do Comeback do EXO dando dicas da senha e tudo mais, ou até mesmo nos próprios teasers, colocam dicas, ou seja, é necessário prestar muita atenção nos teasers (como sou lerda, nunca consigo interligar os pontinhos KKKKK), para conseguir novas dicas ou pelo menos, conseguir entender toda essa história do EXO. Bem, vocês não irão entender direito se eu não explicar, então deixarem talvez isso para uma outra hora. 

   E povo, nem lidei muito com o blog recentemente por preguiça mesmo, e também, a blogosfera pra mim parecia muito parada, e quando tá assim, eu fico sem muito ânimo pra postar e-e'.

   Mas então, faz tempo que não faço um post sobre o Japão, então eu decidi trazer hoje um assunto sobre as Etiquetas Japonesas, no sentido de "regras/manias" de lá! {Leiam mais!}

   Como todo mundo sabe, o Japão é um país cheio de regras e manias, onde aqui no Ocidente, várias vezes fazemos tudo ao contrário. Caso queira ir ao Japão e não pagar uma de "mal educado" ou querer ser vítima de um mico, recomendo essa postagem, pois realmente há fatos importantes e provavelmente, você deve estar fazendo tudo que um japonês considera anti-higiênico/rude/etc (te entendo porque eu sou toda distorcida poskospk ;-;). Vejam a seguir listas de etiquetas japonesas.

 
  • Apresentação
*15º-Eshaku, 30º-Keirei e 45º-Saikeirei.

     Fale seu sobrenome, seguido do nome, e curve a cabeça. Os olhos acompanham o gesto: o erro mais comum é baixar a cabeça e continuar olhando para o rosto do interlocutor. Se for homem, pode posicionar os braços ao longo do corpo. Se for mulher, junte uma mão em cima da outra e coloque-as em frente ao ventre. ( Na imagem está os tipos de reverenciamentos, aqui tem uma explicação disso)

  • Básico
*Japoneses usando máscara cirúrgicas. 

  ❖ NÃO entre na casa de algum japonês, com calçados. E também, essa regra é válida á escolas, hotéis e pousadas estilo tradicional (ryokans), mesmo que você seja um estrangeiro, os japoneses preferem que você cumpra esta regra. O recomendado é virar os sapatos com o bico em direção à porta. Pois facilita ao calçá-los ao sair.  Na casa de algum japonês, provavelmente ele irá o oferecer um chinelo para utilizar, já no hotel, é normal que estejam disponível na entrada do local. 
     
  ❖ Quando for entrar na casa de alguém, diga: o-jama shimashu (com licença, desculpe incomodar).

  ❖ Evite assoar o nariz na frentes das pessoas, e não utilize pano para isso, mas sim lenços de papéis. Isso é considerado anti-higiênico lá (creio que aqui também, mas ninguém se importa muitoopskops)

   ❖ Quando for TOSSIR, não faça em direção á sua mão. O mais recomendável é tossir no OMBRO.

  ❖ Não aponte seu dedo para as pessoas. Caso tenha que indicar algum local á alguém, use a mão com os dedos juntos, e dobre o polegar na palma da mão (é estranho não?)

  ❖ É comum no meio de conversas com japoneses, haver pausas em silêncio. Significa que a pessoa está pensando numa resposta, então não é bom interrompê-las nestes momentos. Pode ser um pouco estranho para nós, mas os japoneses não se importam com esses períodos em silêncio. E outra, não interrompa um japonês enquanto está falando.

  ❖ Se estiver gripado, use uma máscara cirúrgica (que tem em farmácias ou em supermercados), pode parecer estranho, mas seria bem mais ruim estiver gripado e não usar a máscara. Isso é como um respeito ao próximo.

  ❖ Ao se mudar para uma nova vizinhança, se apresente e dê presentes simbólicos aos vizinhos, como três laranjas, um chocolate ou um doce. Não leve nada caro para não parecer esnobe.

  • No transporte público 
*Escada rolante em Osaka. 

   ❖ Não fale no celular enquanto está em um trem ou no metrô, mas pode mandar SMS ou e-mail's.
 
   ❖ Quando o trem chegar, espere todos saírem do vagão, e depois entre. Isto para evitar empurrões ou outras coisas que possa machucar alguém. Ofereça o seu lugar á uma idosa ou grávida, elas irão recusar nas primeiras vezes, mas insista e deixe-as sentarem no seu lugar.

  ❖ Na escada rolante do metrô e do trem, fique no lado esquerdo, para deixar os mais apressados andarem no lado direito. (Em Osaka é ao contrário)

  • Em lojas/restaurantes
   ❖ Se for para experimentar uma roupa em uma loja, entre descalço no provador. Eu já ouvi falar que uma guria já retirou seus calçados e depois venho uma funcionário correndo lhe entregando uma pantufa.

   ❖ Na maioria dos restaurantes, espera-se à entrada da porta até que um atendente venha e pergunte quantos são. Não estranhe se estiver sozinho: levante um dedo apenas. Se vai encontrar com um japonês, chegue com dez minutos de antecedência. Ao final, certifique-se para pagar a conta. Se ele quiser pagar, recuse três ou quatro vezes por educação. Depois agradeça várias vezes e, para reforçar, agradeça por telefone ou e-mail.
    
  •    Modos á mesa
*Nos itens abaixo, não coloquei como se segura os Hashis, então, se quiser um tutorial, venha aqui.

   ❖ Num nomikai (happy hour com colegas de trabalho ou amigos num bar à japonesa ou izakaya), você deve encher (ou reencher) os copos das pessoas ao seu redor – e elas devem fazer o mesmo para você. Se você quiser encher seu copo, comece servindo os outros e sirva si mesmo por último. Se você não quiser mais beber, não esvazie seu copo.

  ❖ É educado dizer itadakimasu antes de comer ou beber, e dizer gochisou sama deshita ao seu anfitrião (ou anfitriã) após comer, ou aos funcionários do restaurante antes de ir embora.

  ❖ Ao contrário da etiqueta ocidental, sopas e macarrão podem e devem ser chupados das tigelas. Aliás, pratos e tigelas devem ser trazidos à boca, ao invés de se deixar pender a cabeça sobre pratos e tigelas na mesa.
  
  ❖ Não passe comida para outra pessoa com seus palitos (hashis).

  • No banho

 ❖Os japoneses se lavam ANTES de entrar na banheira, uma vez que eles têm o hábito de compartilhar a água – bem quente – do banho com outras pessoas. Isso se aplica em sentōs (banhos públicos), onsens (termas) bem como em banhos em casa. Não suje a água do banho e não esvazie a banheira depois de sair dela.

 ❖ Os japoneses gostam de tomar banho com água bem quente (de 40 a 50 graus Celsius). Se for quente demais para você, você pode acrescentar um pouco de água fria, mas não deixar a água na banheira morna, pois a próxima pessoa não vai gostar da temperatura.

 ❖ Não use maiôs, biquinis, bermudas ou macacões de natação em banhos públicos, pois isso pode causar desentendimentos com clientes japoneses e você pode acabar expulso(a) do local.

 ❖Tatuagens são proibidas em muitos banhos públicos. Se você tem uma, pergunte se não há problema na recepção antes de entrar, para evitar confusão.

  • Em famílias tradicionais
*Posição Seiza.

  ❖ Sentar na posição seiza. Isso pode ser difícil e desconfortável até para japoneses, especialmente pessoas altas. Implica em sentar no chão, sobre tatami ou uma almofada, dobrando as pernas sob o corpo, com o bumbum e as costas apoiadas nos calcanhares. Detalhe: um pé apoiado sobre o outro. Os que não estão acostumados normalmente ficam com as pernas dormentes.

  ❖ Evite dar presentes com número 4, como por exemplo, um conjunto de 4 copos, pois no Japão o número quatro tem som de morte nos idiomas locais.

CRÉDITOS: AQUI E AQUI

 

  Realmente o Japão tem muitas regras não é? Tem coisas que para nós, pode ser um pouco vergonhoso ou estranho, mas creio que se acostuma com tudo isso, aos pouco lá irá aprendendo a se comportar decentemente. Mesmo que pague certos micos, ou faça alguma coisinha errada e-e'. Lendo tudo isso dá até um pouco de medo em ir pra lá, medo de não se adequar á tantas regras ou pagar micos demais! Mas poia na cabeça de que isso faz parte da cultura deles, não fique envergonhado em fazer alguma coisa, porque para os japoneses, pode ser á coisa mais normal do mundo. 

Enfim, espero que tenham gostado da postagem e aprendido algo com ela ospksopk e-e'. O post saiu enorme e talvez vocês tenham se cansado para ler ele, então me desculpem.

Até a próxima meus amores! 

6681413729


11 comentários:

  1. Minha família segue algumas tradições japonesas -q
    É realmente um saco ter que fazer isso todo dia ><
    Como tirar os sapatos antes em casa, e comer uma espécie de macarrão no ano novo (eu sempre esqueço o nome)
    É tão estranho ver pessoas pessoas brasileiras sabendo mais do Japão que eu -q
    Enfim, amei o post, muito bem explicado e detalhado :3
    Beijos ♥ || ♥ Colorful Dream~

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, eu gostaria que as minhas seguissem pra mim ir já me acostumando né, mas fazer o que, moro no Brasil então não seria muito normal fazer isso PKSPOSK
      É, eu fico pensando nisso, deve ser bem chatinho mesmo dependendo...

      Tirar os sapatos em casa tem gente que conheço que faz isso, e pede para os visitantes tirar também, então já meio que to acostumada, não vejo muito problema. E que macarrão é esse? OPSKP Se for bom pra mim tá ótimo KKKK /*esfomiada aqui kkkkk*/

      Nossa KKKK, só queria saber se isso que escrevi no post é realmente necessário, ou se os japoneses se incomodam com essas coisas posksopk e-e

      Obrigada! Fico feliz que tenha gostado!
      Beijos!

      Excluir
  2. ç.ç eu sempre quis experimentar esses chinelinhos que os japoneses usam quando entram na casa de alguém -q
    Acho que eu não iria conseguir sobreviver no Japão tão facilmente assim (principalmente entrar no banho nú, deve ser uma vergonha o///////o).
    Mas admito que ficaria feliz ver essas pessoas que ficam nos metrôs falando alto no celular, pararem e ficar mandando SMS (uma coisa que eu não sou, é obrigada a ficar escutando essas pessoas e as conversas delas)
    Adorei o post, ficou bem explicadinho x3

    Kissus e Sayoo ~~

    Cherriitea

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também KKKK, mas ao mesmo tempo eu me pergunto se não é chatinho ter que ficar tirando e botando ele o tempo todo KKKKKKK

      Eu penso as vezes dessa forma, mas acho que me acostumo KKKKKK ~~entrar nu num banho público já é um nível muito avançado pra mim KKKKKK

      É, isso seria booom~~ Ainda mais quando tem aquele tipo de gente que grita pra falar no celular KKKKKKK~~ Mas confesso que me sentiria meio envergonhada se meu celular tocasse enquanto eu estivesse no trem KKKKKK

      Fico feliz que tenha gostado!
      Bye bye!

      Excluir
  3. Tudo bem sim e MEU DEUS, EU VI! *O* Tô no chão até agora com o Sehun. >///< Tô falando que esse ano vai ser o ano dos comebacks lacradores! Mas eu achei um bullying sem tamanho esse lance das senhas, sério. Podem esfregar as dicas na minha cara e eu vou continuar boiando. ç-ç

    Eu sumi da blogsfera por uma semana, porque minha internet estava de TPM, então não tô nem sacando dos movimento.

    Aqui em casa minha mãe segue a regrinha dos sapatos por pura higiene mesmo, acho que ela nem sabe que é um costume oriental. Hue! >.< De resto, são coisas que eu vejo por aí mesmo, mas não tenho costume não. >.<

    Beijos, Empire Kawaii & Quinze Outonos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. VIU? *^* NOSSA O DO SEHUN DEU MEDO, MAS FOI LEGAL HEEEEEEIN, eu amei muito o do Minseok, sério, eu to revendo até hoje aquele teaser, porque cara, o Minseok tá com um jeito todo WOOOOOW~~ To vendo que vai ser mesmo hein! E sim, foi um bullying extremo isso T-T, olha, ainda bem que tem EXO-L detetive nesse fandom, porque se não eu tava ferrada KKKKKK ;-; ~~moça, te entendo muito T-T

      EITA, isso é muito ruim! Uns anos atrás, tinha umas épocas que eu ficava uns dois, três meses sem internet /*mas era porque minha mãe não pagava a conta mesmo KKKKK*/ daí era um saco!

      Ah, eu conheço gente que faz a mesma coisa POKSOP e eu acho que sua mãe tá certa mesmo~~ USHUSH Eu também não tenho muito costume não, mas acho que se fosse pra mim me adaptar com esse tipo de coisa, não acho que seria tão difícil POKSKSO

      Beijos, e até mais!

      Excluir
  4. Ufa, há quanto tempo não comentava decentemente aqui! É engraçado como, por muito que uma pessoa julgue saber sobre determinada cultura, dificilmente se saiba tudo. Sabia uma grande parte das regras da boa educação, mas várias dessas foram novidade para mim - umas quê, 4, 5? Ainda são bastantes. Mas fazem o seu sentido, e o melhor de tudo é ver que toda a gente ou quase toda a gente cumpre, enquanto que aqui nem toda a gente é particularmente bem educado. Bom, embora eu esteja a falar assim, sou ao mesmo tempo daquelas pessoas que acha desnecessário e incomodamente formal dizer obrigado, por favor e desculpa por cada coisinha a pessoas que nos são próximas. Tanta formalidade parece-me criar um distanciamento...

    Bem, vou responder aqui mesmo ao comentário que você fez no meu blog: o único estilo que eu usaria seria o Mori girl, os restantes são muito extravagantes para mim, principalmente o Lolita, que por muito engraçado que fique em algumas pessoas, ainda me parece rebuscado e demasiado "cosplay" para se usar no dia a dia. Mas como você disse, é curioso e interessante ver quem tem coragem de andar assim na rua.

    E o que você fez com o blog... tomara que muita gente tomasse uma decisão tão acertada. Quando o blog antigo não dá, cria-se um novo, mas pelo menos deixa-se o antigo aberto. Quando fecham blogs de tutoriais fico com uma raiva gigantesca, ainda há pouco tempo fechou o The moon reverse, que tinha dos meus tutoriais favoritos :/ E agora, de onde é que os desencanto?! Aborrece-me mesmo.

    E acertou na idade, ano passado tinha 15/16, neste momento tenho 16 e farei 17 dia 13 de abril :)

    Vou fazer uma parte 3 de curiosidades japonesas no meu blog, posso também recomedar este seu post?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já agora, uma tag para você: http://4ever-sapo.blogspot.pt/2015/03/100-perguntas-sobre-anime.html#more

      Excluir
    2. Você deve estar ocupada hein D: ~~Realmente, quando se trata de uma cultura de um país, é quase impossível saber de tudo. Você sabia bastante coisa >.< e fico feliz que meu post tenha trazido algo novo! É bom mesmo, é como se tivessem respeito ao próximo cumprindo certas coisas...aqui no Brasil não é todo mundo que se importa pra onde tá espirrando, tossindo ou sei lá o que. Acho que aqui é algo muito liberal, a pessoa faz o que bem entender D: ~~Ah, sim, eu curto isso e ao mesmo tempo não, mas aqui no Brasil as amizades não tem muito essa coisa de agradecer tão formalmente e etc, eu na maioria das vezes digo "valeu" mesmo KKKKKK

      Ah, pior que eu também POSKOP, Mori Girl é fofinho e mais "sociável", e Lolita é realmente extravagante, apesar de ser bonito, eu concordo com você. Mas claro, não vejo problema em quem segue esse estilo, se a pessoa se sente bem assim, okay~~

      Nossa, fechar ele acho que nem se me pagassem um milhão de reais! Nossa, quando ocorre isso com blogs de tutoriais dá uma raiva mesmo! Me irrito bastante! Tipo, o Miki Candy, eu curtia ele e tals, mas do nada uma vez a guria fechou o blog, e depois abriu mas sem mais nenhuma das postagens antigas se não me engano...se a pessoa cria um blog de tutorial, significa que ela quer ajudar as pessoas né? Então fechar um assim acho bem ruim. Ah, eu não conhecia muito esse blog, mas deve ter sido horrível ;-;

      Nossa, sou só um ano mais nova KKK, mas no meu caso faço aniversário em novembro!

      Ah, pode sim! *~*
      E sobre a tag, muito obrigada por passar ela pra mim!! Realmente, muito obrigada!

      Excluir
  5. Eles são muito disciplinados, socorro! Algumas regras eu já conhecia, outras minha professora de japonês me ensinou. Ha, eu sei segurar o hashi! u3u hasuhaushauhsuah -ta não sei se sei hsuahsuah
    Enfim, gostei bastante de você ter trazido essas curiosidades >3<
    NAAANDA-CHAN, ME ADD NO FACEBOOK PLS? (se não quiser divulgar seu face aqui, comenta lá no meu blog, que eu apago seu comentário depois. é pq eu não quero comentar mesmo~~~)
    Hey, eu sei que sumi, mas dá uma visitadinha lá no meu blog, pls? Obg <333
    Beijinhos | Alice's Kingdom

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SIM KKKKKK, fico pensando se não dá preguiça de fazer certas coisas.... Tu tem professora de japonês T-T? Ah, que maravilha!! Hashi é algo que eu sempre quis tentar segurar, porém, num tenho hashi, num tem comida japonesa aqui, num tem nada! KKKKKKKK

      Fico feliz que tenha curtido! E espero que tenha aprendido algo novo com isso KPSOSK

      MOÇA, ADICIONO SIM, PORÉM, VAI TER QUE SER O MEU DO BLOG, PORQUE O REAL EU DESATIVEI!!! Divulgo sim aqui bem de boas, mas vou responder isso lá no teu blog daí pra ser mais prático OPSKSOPKSPO e nem precisa apagar nada, ata KKKKK

      CLARO QUE DOU!!!!!
      Beijos!

      Excluir